Criança, A Alma do Negócio é um documentário dirigido pela cineasta Estela Renner e produzido por Marcos Nisti, está todo
baseado em depoimentos de pais, crianças, pedagogos, pesquisadores, com o
objetivo de debater e questionar tanto os métodos quanto a ética que permeia a
publicidade e o consumo voltado para crianças e adolescentes, e quais os
impactos que isso poderá trazer à nossa sociedade no curto e longo prazo.
O documentário nos mostra como a mídia,
publicidade influencia as crianças ao consumo, aproveitam o fato que hoje a
maioria das crianças chega a ter mais contato com a TV do que com a própria
família, no qual se aproveitam para bombardear mensagens que estimulam o
consumo e que falam diretamente com elas.
A publicidade acaba
ensinando a competição,implanta o desejo nas crianças que se sentem fascinadas e impulsionadas ao
ter, ao possuir, daí surge “alegria da existência” por possuir marcas, está
inseridas na sociedade, no mundo competitivo.
As crianças chegam a dizer, por exemplo, que
preferem comprar do que brincar; no qual desencadeia um sentimento de
frustração, não só dos pequenos como dos próprios pais, quando não têm os seus
desejos atendidos; além de outras influências negativas, como um sentimento de
alta competitividade, e fatores de inclusão e exclusão de grupos pela posse ou
não de determinados produtos.
Criança, a alma do
negócio também nos aponta dados mostrando que o consumismo chegando mais cedo
acaba por encurtar a fase da infância, a criança perde a vontade de brincar, e
se torna adulta precocemente, agindo por suas atitudes e escolhas, se
preocupando com a beleza excessiva, e desde cedo fazendo unha, cabelo e maquiagem,
aos 8 anos o interesse por namorar, esta ideia culmina em um depoimento de uma
“criança” de 13 anos, casada e na segunda gravidez. Esse depoimento é dado em
tom natural, sem nenhuma intenção de chocar, inclusive com um ar infantil, o
que é totalmente díspar em relação à situação que ela enfrentará de criar e
educar um filho. Talvez ela não tenha estrutura para lidar apenas com ela
mesma, sem auxílio.
O vídeo também nos
mostrou a publicidade no gênero da nutrição, no qual 80% dos nutrientes que são
lançados nas propagandas são calóricos e nada saudável, no que gera a obesidade
infantil, foi mostrada nas entrevistas que as crianças não conheciam legumes
nem frutas, mas tem o conhecimento de todos os tipos de guloseimas
industrializados.
Criança, a alma do
negócio nos faz refletir sobre a sociedade que estamos criando para o futuro e
até mesmo como isso pode influenciar na formação do caráter e dos valores
desses jovens.Nos faz avaliar o valor da publicidade e do consumo, e qual o
impacto real dela sobre todos os indivíduos, falta uma consciência mais efetiva
dos publicitários que viola os limites éticos para influenciar as crianças,
fazendo que deixem de ser crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário