quinta-feira, 4 de julho de 2013

Situação de Aprendizagem - Texto Avestruz ( Mário Prata)

PRODUZINDO UMA CRÔNICA NARRATIVA
(Este trabalho é fruto do Curso Melhor Gestão Melhor Ensino)

Contexto
A sequencia didática aqui apresentada  partiu da constatação das dificuldades encontradas pelos alunos em ler, interpretar, identificar e produzir o gênero textual crônica.
Competências e Habilidades
- Identificar a finalidade de um texto, mobilizando conhecimentos prévios sobre o gênero;
- Organizar os episódios principais de uma narrativa literária em sequência  lógica;
- Inferir o  efeito de humor produzido em um texto pelo uso intencional de palavras ou expressões;
- Reconhecer características do gênero crônica narrativa;
- Comparar narrativas em diferentes gêneros.
Conteúdos
-Traços característicos de crônica narrativa;
- Leitura oral de narrativas com enfoque nas crônicas;
- Produção de crônica narrativa;
-  Conceito de denotação e conotação.
Tempo previsto
06 aulas

Sequência Didática
Texto utilizado: Avestruz – Mário Prata


1. Sondagem de conhecimentos prévios: levantamento do conhecimento prévio sobre o assunto (roda  de conversa);

2- Entrega de filipetas para  organização da sequência da  narrativa;
3- Leitura do texto;

4- Confirmação ou retificação das antecipações ou expectativas de sentido criadas antes e/ou durante a leitura;

5- Esclarecimento de palavras desconhecidas  a partir de inferência ou consulta ao dicionário (denotação e conotação);

6- Apresentação das características da crônica, relacionando-a com outros tipos de texto;
7- Apresentação de outras crônicas narrativas  buscando   informações complementares em textos de apoio subordinados ao texto principal, pesquisa na internet ou outras fontes;

8- Em duplas, fazer a reescrita do texto  abordado;

9- Produção de uma crônica com o tema “Um  presente muito estranho”;

10- Troca de impressões a respeito dos textos  produzido, fornecendo indicações para a sustentação de sua leitura.

11- Reescrita dos textos elaborados pelos alunos;

12- Exposição dos trabalhos no mural da escola.





Nenhum comentário:

Postar um comentário