PRODUZINDO
UMA CRÔNICA NARRATIVA
(Este trabalho é fruto do Curso Melhor Gestão Melhor Ensino)
Contexto
A sequencia
didática aqui apresentada partiu da
constatação das dificuldades encontradas pelos alunos em ler, interpretar,
identificar e produzir o gênero textual crônica.
Competências
e Habilidades
-
Identificar a finalidade de um texto, mobilizando conhecimentos prévios sobre o
gênero;
- Organizar
os episódios principais de uma narrativa literária em sequência lógica;
- Inferir
o efeito de humor produzido em um texto
pelo uso intencional de palavras ou expressões;
- Reconhecer
características do gênero crônica narrativa;
- Comparar
narrativas em diferentes gêneros.
Conteúdos
-Traços
característicos de crônica narrativa;
- Leitura
oral de narrativas com enfoque nas crônicas;
- Produção
de crônica narrativa;
- Conceito de denotação e conotação.
Tempo
previsto
06 aulas
Sequência Didática
Texto utilizado: Avestruz – Mário
Prata
1. Sondagem
de conhecimentos prévios: levantamento do conhecimento prévio sobre o assunto
(roda de conversa);
2- Entrega
de filipetas para organização da
sequência da narrativa;
3- Leitura
do texto;
4-
Confirmação ou retificação das antecipações ou expectativas de sentido criadas
antes e/ou durante a leitura;
5-
Esclarecimento de palavras desconhecidas
a partir de inferência ou consulta ao dicionário (denotação e
conotação);
6-
Apresentação das características da crônica, relacionando-a com outros tipos de
texto;
7-
Apresentação de outras crônicas narrativas
buscando informações
complementares em textos de apoio subordinados ao texto principal, pesquisa na
internet ou outras fontes;
8- Em
duplas, fazer a reescrita do texto
abordado;
9- Produção
de uma crônica com o tema “Um presente
muito estranho”;
10- Troca de
impressões a respeito dos textos
produzido, fornecendo indicações para a sustentação de sua leitura.
11-
Reescrita dos textos elaborados pelos alunos;
12-
Exposição dos trabalhos no mural da escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário